Total de visualizações de página

domingo, 28 de dezembro de 2008

O espaço idéias tem como proposta apresentar opiniões sobre fatos e acontecimentos do momento no Brasil e no mundo.
É tambem uma oportunidade para todos os amigos, alunos, colegas apresentarem sugestões para o desenvolvimento desse espaço de compartilhamento.

7 comentários:

  1. Aí vai uma sugestão para uma análise:
    Quais as vantagens se o comando da Codesp (e dos portos brasileiros, em geral) deixasse de ser uma moeda política de troca e passasse a ser administrado por técnicos que conheçam a fundo o que é um porto e tudo o mais. Um pessoal de carreira e não efêmero.
    Isso, óbvio não é nada pessoal com quem está lá, não é isso que está sendo julgado.

    ResponderExcluir
  2. Bem,
    Acredito sim que uma das soluções para esse mundo capitalista e consumista, esteja atrelado aos valores do homem quanto humanos, quanto conjunto de crenças e inteligências, pois o cenário que se apresenta, é apenas as consequencias dos atos e escolhas feitas.
    Porém, pensar num mundo diferente,com uma ideologia direferente e um sistema "Comunicapitalista", é uma questão que vai além do pensar dos grandes mestres do mundo, agora imagine para a população subordinada a esse poder?!
    Pois bem, acredito que as mudanças devem partir destes menos favorecidos, marginalizados e excluídos do processo de construção da historia do homem,e com base nas dificuldades e injustiças que observam em seu dia-a-dia, isso falando social e economicamente, renolucionarem o planeta, redescobrirem o mundo, reprojetarem o sistema, reescreverem as regras, e recontarem a historia do homem. Aliás o poder só é o que é, pq estes os fortaleceram abaixando a cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O nosso defeito é estar sempre de braços cruzados aguardando milagres acontecerem, as oportunidades vêm e vão e pelo comodismo não as enxergamos. Como podemos pensar num mundo diferente se a "DEMOCRACIA" está na mão de poucos?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O que mais me deixa intrigada é entender como funciona esse sistema e o quanto ele é organizado pelos que o manipulam.
    Todos os dias, dentro da organização, em casa, na faculdade, no metrô, no ônibus eu paro e pergunto, o tempo passou, as condições são diferentes, as inovações vem acontecendo com o avanço da tecnologia e da indústria, mas o sistema é o mesmo, embora mais sofisticado e fortalecido, dando uma forma aparentemente impenetrável.
    Estudantes de diversos programas, PROUNI, Associação sem terra, FIES, entre outros resolveram comprar essa briga em driblar o sistema através do conhecimento e experiência com ingresso ao curso de nível superior, até então, não acessível as classes menos favorecidas.
    Eis a questão: Nós estamos iniciando um processo de mudança, logo essa geração será inserida no mercado com mais qualificações, prontos para competir com os estudantes de escolas particulares de renome, o mercado se tornará bem mais competitivo, bem mais exigente, logo consequentemente as próximas gerações,(nossos filhos, filhos de nossos filhos), também serão inseridos nesse ciclo e darão continuidade aos esforços,só então conseguiremos ver o resultado.
    Não é algo para o agora, essa mudança não ocorrerá amanhã...
    Impossível prever o que vai acontecer, mas se realmente conseguirmos nos inserir dentro desse sistema algo vai começar a germinar.
    Eu não vou cruzar os braços e ver o mesmo filme, mesmo que a DEMOCRACIA esteja nas mãos de poucos e que o PODER esteja fortalecido, a geração de estudantes interessados em revolucionar o sistema está AQUI e se alguém mais sente como nós, não vamos precisar mais entrar pela porta dos fundos e sim entrar pela porta da frente com conhecimentos de causa.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que chegamos a essa situação no mundo hoje,devido a confiança que depositamos em um país forte e sólido onde nos permitiu fecharmos os olhos diante das notícias que insistentemente nos eram fornecidas de acordo com seus interesses.
    O próprio comodismo,pois muitas vezes e na grande maioria valorizamos o de fora sem nos atentarmos ao que temos de valores.
    Um país tão "RICO" quanto o nosso,mas lento em suas atitudes que aceita cordilmente as maiores atrocidades feita em nossa política.E porque?Simplesmente se melhorarmos as escolas levariam mais adversários aos menos favorecidos,e com isso deveria aumentar o número de adversários políticos.
    Resta a sociedade mudar melhorando a qualidade fornecendo grandes formadores de opiniões,visando um mercado bem mais competitivo em suas ações economica e social.
    A partir do momento que levantarmos a cabeça, descruzarmos os braços,criarmos novas idéias e valorizarmos o que temos,ai sim podemos pensar em um mundo diferente.
    Com a população fortalecida dentro da sociedade podemos fazer esse diferencial mudando o cenário desta hitória.

    ResponderExcluir