Total de visualizações de página

sábado, 26 de setembro de 2009

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL


Essa é uma observação de dez anos, sem preocupação com o método cientifico, pois a área de investigação que me dedico é outra, também afetada por tal constatação. Os alunos de varias etapas de sua formação, aumentam sua preocupação a medida que se aproxima o final do curso escolhido, pois, não conseguem associar o conhecimento adquirido com as necessidades do mercado de trabalho. Será que as Instituições de Ensino Superior estão oferecendo cursos que nada acrescentam?O mercado de trabalho, muito exigente com as qualificações ? Nós professores estamos provendo um conteúdo que distorce da realidade exigida pelo mercado? Atrás de respostas para essas e outras indagações, procuro junto ao meio empresarial, obter informações para contribuir para formação dos alunos e, percebo que os mesmos também possuem muitas duvidas sobre o que deveríamos
ensinar, pois nem todos possuem formação acadêmica, e os que possuem retratam mais o perfil pessoal, citando entre as mais importantes: o linguajar "chulo", a falta de ideais, a inércia, a despreocupação com a realidade própria, a falta de ambição, sem mencionar o mínimo conhecimento para áreas de as áreas que requerem expertise .
Estamos preparando adequadamente os nossos futuros empreendedores ?
Os pais estão presente auxiliando na formação familiar? ou nós iremos acreditar que os filhos serão Control C+ Control V e o nosso país não terá a oportunidade de realizar a tão sonhada revolução silenciosa, aonde nós poderemos sonhar com uma velhice pelo mais digna.
Os maiores interessados, por favor, se manifestem............
Um abraço

Um comentário:

  1. Falta comprometimento tanto por parte das Universidades e Faculdades quanto por parte dos próprios alunos.
    Vejo os anúncios, propagando as escolas de curso superior e quando enxergamos a realidade, deparamo-nos até com professores despreparados.
    Quanto aos alunos, aparentemente há muito interesse em "fazer o social" sobrepujando o aprender.
    Digdo e repito: se um dia alguém quis ser um nerd na vida, a hora é esta, a do Curso Superior.
    Sinceramente, no ensino médio ou fundamental sempre aprovei a cola, exceto nas disciplinas de português e matemática, mas, na faculdade ou universidade, é a vida que está em jogo e qualquer vírgula é importante.
    Quando nos formamos, os empregos disponíveis pedem experiência - aí sim temos de fazer a diferença, mostrando que SABEMOS, que APRENDEMOS.

    ResponderExcluir