Total de visualizações de página

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A DEMOCRACIA NO EGITO

" Bom dia Egito! eu realmente sentio a sua falta nestes ultimos 30 anos" publicou no seu twiter o egipicio Wael Ghonim, gerente regional da Google.

O povo egipicio, acredita depois de 30 anos de ditadura do seu lider, que, nos ventos do novo mundo a felicidade irá fazer parte de suas vidas novamente. O que chama a atenção de um observador distante e não especializado em Egito é que porque o poder renunciado por Mubarack não foi passado para o seu Vice-presidente e sim para o Comando das Forças Armadas que declarou rapidamente " nada é maior que a vontade popular", ironia ou sarcasmo de quem escreve estas palavras? E o parlamento Egipicio é artigo de decoração para ditadores travestidos de presidente da Republica como em muitos países pseudo desenvolvidos do mundo? .
Falar de democracia no Oriente parece bastante estranho pois os egipicios estão habituados a viver milhares de anos sobre a egide de ditadores.
O papel deste país no Oriente Médio é estrategico para as lideranças Ocidentais uma vez que o mesmo é o fiel da balança em todas as decisões tomadas pelas lideranças do entorno.
Como ficarão a partir de agora os países que dependiam do apoio do Presidente Mubarak para continuar a sua politicas de oportunidades em proveito proprio?

Vamos aguardar os proximos lances pois com o marechal e seus generais atuais nada vai mudar apenas trocaram-se os nomes.
Abraços

Um comentário:

  1. O problema é endêmico quando se fala do mundo árabe. A onda "democrática" contra os ditadores varrerá aqueles que insistem em permanecer no poder.
    Mas, quem possui o direito de reter o poder para si? Só um governo feito pelo povo e para povo pode levar liberdade, mas parece-me que o ditatorialismo é íntrinseco a esse povo.

    Abraço,
    Cahe is a Blogger

    ResponderExcluir