Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

11 de setembro ......."o Inicio do Fim ou Fim do Inicio....

No próximo domingo relembra-se um dos mais impactantes eventos que mexeu com o mundo e com os Estados Unidos diretamente no seculo XXI. O ataque terrorista as Torres Gemeas em Nova York simbolizando para muitas pessoas talvez "O inicio do fim...ou o Fim do Inicio" de um período marcado pelas acusações da muitas nações de opressões economicas, pessoais, impostos pelo povo americano.

O world Trade Center um dos simbolos aparentes do poderio financeiro americano, ruia como um castelo de areia em um espetaculo tragico pelas vidas ceifadas de maneira abrupta fazendo crer que aos patrocinadores desse evento que era possivel impor perdas ao "temivel adversario da humanidade".

Ao longo dos dez anos subsequentes percebemos o desenvolvimento de ações militares em todo mundo capitaneado pelos americanos na busca de uma justificativa do ato brutal acometido contra eles. Ao mesmo tempo o povo americano começou a preocupar-se com algo que era exclusivo dos seus politicos a "politica externa", preocupados que passaram a ficar com tanto ódio do mundo por eles. Nacionalismo é algo bastante irente aos proprios e tambem o bom acolhimento, pois é comun notar no país a convivencia de varias raças, crenças religiosas inclusive as mais radicais. Um fato pontual demonstra tambem depois do episódio tragico que muitos americanos estão enganjados na luta contra essa " dominação demonica do seu proprio país" contra o resto do mundo, acreditando que a pressão exercida sobre outros povos que escolheram viver de maneira diferente da deles tambem possuem esse direito.

A justificativa de certa maneira torna-se romantica se considerarmos que o mundo reconhece no fundo o interesse dos americanos pelas riquezas desses países petroleo, ouro e principalemente a oportunidade de impingirem a dominação economica atraves de suas corporações dentro dos seus interesses influenciando governos na vida dessas nações, fato esse contestado pelos seus governantes atribuindo essas ações na busca de liberdade das nações amigas. O fato que chama atenção é que hoje e muito comun manifestações de americanos criticando as ações do seu governo por não mais sentirem-se seguros e principalmente com o fato serem tão odiados pelos outros povos do resto do mundo, o que torna incocebivel o ideario americano de um povo pacato divergindo dos dirigentes de seu governo (eleito livremente), embora perceba-se claramente uma preocupação com o ocorrido. Podem utilizar a mídia para lembrar ao mundo a atrocidade com apelos jornalisticos e de marketing mas, não esqueçeram o impacto causado ao mundo e as suas proprias empresas nesse período desnudando atividades financeiras (como exemplo) ate ontem indiscutiveis e que causaram danos tão grandes ou maiores que o 11 de setembro com a "quebra" do setor financeiro de maneira fraudulente (talvez uma vingança do dinheiro pois ele não aceita desaforos não é verdade....) no mundo inteiro demonstrando claramente a sua fragilidade de carater atras das armas tão bem descritas pela setima arte como imbativeis guerreiros do universo na defesa da Humanidade.

A ação terrorista atingiu o seu objetivo de maneira talvez menos esperada, pois alertou o americano comum que, não mais existiria espaços para tais desmandos em seu nome é o que acredito muito, embora poucos como eu. O grande perdedor foi o ser humano sem distinção dos lados pois, exemplos a historia ja nos mostraram que os fins não justificam os meios.


Boa semana.

Homenagem aqueles que fazem parte da historia sem ser solicitados e valorizados.


Um comentário:

  1. Concordo com vc, em que vc escreve, que o grande perdedor foi o ser humano. Não foram somente os 2.996 pessoas que morreram no atentado aos EUA ou milhares de civis inocentes que morreram no Afeganistão que pagarao com a vida essa vingança interminavel, toda populçao mundial está sofrendo as consequencias.

    ResponderExcluir