Total de visualizações de página

domingo, 1 de novembro de 2009

MONOGRAFIA TERROR OU AMOR.......


Semana passada deparei-me com duas turmas de alunos de pós graduação, para poder me apresentar como professor orientador dos artigos, que deveriam ser escritos por todos 58 (cincoenta e oito) . Para minha surpresa, a grande maioria insistiram em dizer que não tinham a menor ideia do que escrever.
Então eu os tranquilizei, pois, não era nada que mortais comuns (alunos) poderiam fazer. E, veio-me a cabeça o pavor dos mesmos com as aulas de estatistica, matematica exigidas na graduação de cursos,.
Será que nós não gostamos mesmos é de estudar???????? Ou será que em nossa formação nos ensinaram ser tão incompetentes que não seríamos capazes de realizar algo cientifico mais sério??
pois bem no sabado passado ao nos reunirmos novamente desta vez com poucos alunos no laboratório da universidade (Uninove) para discutirmos como fazer os artigos conseguimos juntos desenvolver dez pre projetos para o artigo. Significa dizer que para finaliza-los precisaremos agora realizar a pesquisa e conclui-los.
E, ficou uma certeza, não somos incompetentes , nos falta ações pró ativas e, priorizar aquilo que é importante, pois um curso lato senso para muita gente pode ser o inicio de uma carreira ou o começo de evolução na carreira profissional.
Tenho certeza que deve ter havido um grande contratempo com aqueles que não puderam comparecer sabado mas, enfim nós sabemos que a diferença sempre é feita por poucos e devagar.
As grandes propostas não nascem prontas é necessário que nós a trabalhemos todos os momentos de nossa vida sem pressa.
Um abraço e ate .....

4 comentários:

  1. não se preocupe Professor, o trabalho sairá,
    estamos sendo bem orientados...

    abçs

    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Para mim, a falta de ideias é consequência do fato de os alunos de hoje não aprenderem a aprender.
    Falta principalmente boa leitura além das quatro paredes da sala de aula.
    A escola, seja qual nível for, deve abrir as portas e fazer o aluno gostar de aprender e querer mais.
    Aprender depende mais do corpo discente do que do docente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Professor respondendo à sua pergunta:

    "..será que em nossa formação nos ensinaram ser tão incompetentes que não seríamos capazes de realizar algo cientifico mais sério??.."

    Nos ensinaram a ser incompetentes, pois os livros ditos didáticos dão a faca e o queijo nos Ensinos Fundamental e Médio. Quando chegamos à Universidades nos deparamos com textos cabulosos, onde as mensagens estão intrísecas no todo, a mudança é brusca já que a maior parte da nossa vida estudantil as mensagens transmitidas pelos livros estão explícitas.

    Na minha opinião a base na educação brasileira é muito deficiente, porém...na universidade há bons mestres que nos conduzem ao caminho da produção do conhecimento.

    Porém ainda assim é responsabilidade de cada um percorrer esse caminho com sucesso ou não.

    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nelson,

    Sou seu novo aluno de pós na Uninove MBA RH, e já estou te mandando um e-mail com uma idéia do trabalho que pretendo realizar.

    Abraço do japonês carioca.

    ResponderExcluir